Coeficiente de atrito

Na circulação de uma estrada não devem existir riscos de segurança dos utentes, tais como a derrapagem. Há a obrigatoriadade de se estabelecer uma estrada com um pavimento que pode ser circulado por todos os veículos com segurança.

A CONSULPAV utiliza o equipamento Airport Surface Friction Tester (ASFT) T-10 Trailer Road Continuous Friction Measuring Equipment (CFME) para efectuar a medição do coeficiente de atrito. O equipamento ASFT T-10Trailer Road CFME encontra-se patente na recente norma ISO 8349 para a medição do coeficiente de atrito, desenvolvida pela subcomissão ISO TC22/SC9 do grupo de trabalho WG3.

O reboque T-10 tem um sistema de suspensão que lhe permite efectuar medições a alta velocidade, sem que o equipamento perca contacto com o pavimento, mesmo nas curvas apertadas.

Em 1993 a PIARC, comissão das características superficiais dos pavimentos, realizou uma correlação internacional experimental denominada a ‘Experiência Internacional da PIARC para Comparar e Harmonizar as Medições de Profundidade de Textura e Coeficiente de Atrito’, onde correlaciona o equipamento com o Pendulo Britânico e o Scrim a três velocidades (30, 60 e 90 km / h).

Atrito